sábado, 19 de setembro de 2009

Ceifeiros Para Colheita

João Cap. 04 v. 21

        Jesus se depara com uma mulher samaritana e lhe fala a respeito de dias em que verdadeiros adoradores adorarão ao pai em espírito em verdade.
        Naqueles dias havia muita intriga entre os samaritanos e os judeus, pois os samaritanos adoraram no monte, já os judeus diziam que era em Jerusalém que se deveria adorar, por este motivo eles se odiavam.

        Jesus então da uma declaração:

v. 21: Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.

Jesus estava delcarando não é o lugar aonde se adora, e sim como se adora.

        Ele declara que haveria de vir um tempo em que nem no monte nem em Jerusalém haveriam de adorar ao Pai, mas que haveríamos de adorar ao Pai em espírito em verdade, pois Deus é Espírito, em outras palavras Deus por ser espírito não habita em tendas nem em templos feito por mãos de homem, sendo ele espírito habitaria em nós, habitaria em nosso interior (nosso espírito) logo então nosso corpo é santuário do Espírito Santo de Deus e habita conosco para sempre. Aleluia!

A isto que Jesus se refere:

v.14: Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Esta fonte de água viva que jorra em nosso interior é o Espírito Santo que nos conduz ao caminho que nos leva aos céus, caminho este chamado Jesus.

Deus nos deu do seu Espírito para que habitasse em nós para sempre, agora vejamos qual o propósito de recebermos o Espírito Santo:

· Usarei um exemplo simples, uma bexiga (balões)

Uma bexiga vazia não deixa de ser uma bexiga, mas por ela estar vazia, não poderá cumprir o propósito para o qual foi criada.

Então logo se enche a bexiga ela ganha forma (sentido) sendo assim está pronta para cumprir seu propósito.

· O homem quando é tirado de uma vida de pecado, quando aceita a Jesus como seu salvador e se torna um cristão, recebe em sua vida uma medida do Espírito Santo, ou seja seu espírito foi recriado por Deus, mas de modo que não procura a se encher do Espírito Santo, posso o comparar como a bexiga vazia, que não deixa de ser uma bexiga, ou seja não deixa de ser cristão ou salvo, porém, não assumiu a forma devida para o propósito para o qual foi criado.

A bexiga cheia dá ao ambiente frio um aspecto de alegria, de festa e de celebração, você já viu alguma festa sem ao menos uma meia dúzia de bexigas para alegrar o ambiente?

Você também já imaginou o mundo sem os cristãos cheios do Espírito Santo, para trazer esperança de uma vida abundande em Cristo Jesus?

· O cristão quando se enche do Espírito Santo, ele cumprirá todo o propósito para que foi criado e chamado, o Espírito Santo enche nos dando forma, para que através da atuação dele em nossa vida cumpramos tudo o quanto Deus nos determinou em sua palavra, para transformar a humanidade no mundo onde só há morte e desgraça, trazendo assim libertação, salvação, cura, alegria e paz.

· Jesus estava sendo esta alegria em Sicar (cidade de Samaria) visto o que a mulher declara nos versículos
28: Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
29: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?

· Jesus sabia que haveria de ser feita uma grande obra naquela cidade, os discípulos preocupados com o Mestre pois não havia comido ainda, lhe pedem para que coma, mas Jesus vendo a necessidade de cumprir o propósito de seu Pai, então Jesus declara:

v. 32: Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.


33: Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer?


34: Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.


35: Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.


36: O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.


37: Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.


38: Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

        Jesus estava nos ensinando que os campos estão brancos para a ceifa, nós os ceifeiros já temos o nosso salário desde já (a vida eterna) o Espírito de Deus em nós, porém precisamos sair em campo para a colheita, precisamos nos importar com as almas que perecem sem Deus, resgatarmos vidas das mãos do diabo, colhermos onde a palavra de Deus for semeada e germinada, para que a luz do evangelho resplandeça.

        Não sejamos como uma bexiga vazia, mas sejamos cheios do Espírito Santo para proclamarmos o evangelho, pois este é o propósito para que fomos chamados por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.